quarta-feira, 12 de setembro de 2012

VOLUNTARIADO





Depois de uma tarde de voluntariado no Canil Municipal somos confrontadas com a situação deste cachorro, com cerca de 4 meses, assustado, desidratado e abandonado cobardemente por alguém que nem sequer teve a coragem de o prender num sítio mais visível. O pobre do animal estava acorrentado bem longe da porta da entrada. Há quantas horas estaria ali ao sol, num dia tão quente? Provavelmente já lá tinha sido deixado no dia anterior, sem água, sem uma sombra.

A nossa guerra é diária e é por isso que escrevo estas linhas, para que ajude a divulgar o nosso trabalho, os animais do Canil Municipal, a incentivar as pessoas a colaborar e agir. Todas as situações merecem a nossa ajuda mas infelizmente a falta de voluntários, tempo e ajuda não nos permite chegar a todo o lado.

Vivo intensamente e com preocupação todas as situações que se nos apresentam. Penso e repenso todas as soluções, mas é muito complicado quando hora a hora há abandonos e negligência com os animais.

As palavras "coragem" e "força" fazem-nos seguir para a frente mas sem dúvida que a recompensa pelo nosso trabalho é o olhar, a lambidela, a patinha no nosso peito, a alegria que sentem quando vêm os voluntários chegar para mais um dia de trabalho. Sim, trabalho, pois voluntariado na associação não são só festas e mimos aos animais. É necessário limpar e fazer a manutenção das boxes, passear os animais, lavar as mantas, dar a medicação aos animais, etc.. O voluntariado implica seriedade, disponibilidade no mínimo de uma vez por semana, ser responsável. Os animais sentem segurança e confiança nos voluntários que assiduamente tratam deles.

Exige espírito de sacrifício, faça chuva, sol, frio, calor, os voluntários têm de ser constantes e cumprir o compromisso assumido.

Não queremos que nos contactem para ser voluntários e depois de pedir ajuda para isto ou para aquilo, esquecem-se que existimos. O tempo é precioso e o pouco tempo que nos sobra entre a nossa vida profissional, casa e família é dedicado aos nossos protegidos e ajudar muitos outros.

Diversas situações nos abalam fisicamente e emocionalmente. O voluntário deve ter “estofo” para aguentar o stress diário de ver dia a dia, hora a hora, animais maltratados e negligenciados. Entregar um animal ao seu futuro dono, mesmo sabendo que vai ser bem tratado, que vai ter um lar, não é fácil vê-lo partir … mas há muitos para ajudar e temos de olhar para a frente. Para tomar certas decisões, muitas vezes temos de ser mais racionais e deixar o coração de lado, isto também não é fácil.
O voluntariado com os nossos animais é realizado, principalmente, numa Família de Acolhimento, por assim dizer, que nos disponibilizou prestimosamente um espaço para podermos ajudar os animais em situações mais complicadas. O espaço é limitado e por isso não podemos receber todos os animais que gostaríamos de ajudar.
Não podemos esquecer que a título particular há pessoas que se disponibilizam e são FAT, o que se torna para nós uma preciosa ajuda.
Se estiver disposto a ajudar e a colaborar com a associação contacte-nos. Os nossos animais e os do Canil Municipal agradecem com amor e muita gratidão todo o vosso esforço. Aprendemos muito com eles, puras lições de vida… e podem ter a certeza que, sem dúvida alguma, saímos mais fortes e enriquecidos.

Teresa Durán

Presidente e voluntária na Associação “A Casota”

Sem comentários: