quinta-feira, 28 de abril de 2011

TRATAMENTO DOS GATOS PERSAS/ADOPTADOS

 No passado dia 25 de Abril, os restantes gatos Persas, dos 5 inicialmente cedidos à Casota, por um particular - dado que não reunia as condições para manter e cuidar estes animais- foram devidamente tratados, desde tosquia, banho, limpeza de ouvidos, corte de unhas e castração dos machos.
Uma gatinha "tartaruga" foi a única que não necessitou de tosquia, apenas se retiraram algumas bolas de pelo, mas não foi dada para adopção dado que tinha parido há 2 dias atrás.
Para minha surpresa, quando fui buscar os gatos, apareceu mais uma gatinha para tratar. Uma linda gata cinzenta. Afinal eram 6!
O tratamento destes animais foi assegurado por três voluntárias, sendo uma delas Médica Veterinária. Foi um trabalho árduo, de muitas horas e que se prolongou até à noite. Só desta forma conseguimos reduzir despesas para a associação. Mas foi com muito carinho e dedicação por parte das voluntárias que se conseguiu prestar os cuidados mais urgentes a todos os animais.
Todos tinham o pelo em péssimo estado, cheios de casulos de pelo sujo e velho e que formavam uma carapaça dura. Foi totalmente retirada de forma a favorecer o crescimento saudável e uniforme de uma nova pelagem.
Os ouvidos também estavam em péssimo estado, completamente negros da terra acumulada. A gatinha cinzenta está a ser tratada de otite bilateral, tal como a Mia.
Dos momentos mais comoventes para nós foi sem dúvida conseguir tosquiar as duas gatinhas, a cinzenta e a bege, sem tranquilizante. Uma operação tão delicada, tal era o estado do pelo mas as duas meninas deixaram fazer o trabalho, lambendo-nos as mãos, pois o alívio devia ser muito. Entre a pele e o pelo havia terra e areia, que ia caindo conforme se passava a lámina.
Apenas o banho custou um pouco mais.
Para o fim ficou o gato cinza e branco, cujas peladas eram evidentes, pois as placas de pelo formadas, com o peso, acabaram por soltar-se e deixar a pele à mostra.
Agradecemos aos adoptantes que nos ajudaram a suportar as despesas. Sabemos que todos estão muito satisfeitos com estes animais. As gatas surpreenderam todos por serem tão meigas, os machos estão um pouco mais assustados mas também são muito meigos.
Vamos acompanhar estes bichanos até estarem completamente integrados no seu novo lar. ´

Bem haja a todos os que se interessaram e ajudaram a libertar estes animais de uma tortura diária.















GATA PARIDA EM FAT


Sem comentários: