terça-feira, 16 de novembro de 2010

Se vai emigrar leve o seu animal consigo. Ele também não o deixaria para trás


Todos os dias recebemos apelos de animais que são deixados para trás quando os seus donos vão para o estrangeiro. Para aquelas pessoas que só pensam ir embora se levarem toda a "família" consigo, e que vão para a U.E. aqui ficam algumas informações :


- Todos os animais têm que ter o Passaporte Animal Autorizado pela U.E.

- Coloque o microchip

 
- Só depois do microchip colocado é que o seu animal deverá levar as vacinas, nomeadamente a da Raiva.

- Para O Reino Unido é obrigatório fazer um exame de reagentes da vacina anti-rábica. Este resultado demora algumas semanas e o veterinário certifica-o no passaporte. A partir daqui tem que se fazer uma quarentena de 6 meses.


Cerca de 1 mês antes contacte a transportadora (por exemplo para UK é a British Airways Cargo)


- 48 horas antes de viajar, o seu animal tem que ser desparasitado interna e externamente. No Reino Unido, Suécia e Finlândia é também obrigatória a desparasitação contra as carraças e a ténia.


Todos estes procedimentos ficam registados, no passaporte animal (com data e hora), pelo veterinário, que também tem que atestar sobre a saúde do animal.


A maioria das pessoas pensa que o animal tem que ficar de quarentena quando chega ao país de destino mas não é assim. Mesmo para o Reino Unido a quarentena é feita cá.


Todos estes passos são feitos pelo veterinário do seu animal, e a única coisa que tem que saber é que para alguns países da UE podem ser necessários preparativos com alguns meses de antecedência.


Se tiver que sair do país sem tempo para todos estes passos não se esqueça que há muitos hotéis de animais que levam preços especiais para permanências prolongadas, e logo que o tempo de quarentena acabe pode mandar o seu amigo ir ter consigo.


Mas por favor não o deixe. Ele nunca o faria


Cristina Bento

1 comentário:

isAnimal2go disse...

DIVULGUEM POR FAVOR!!!
Mega MANIFESTAÇÃO SINCRONIZADA!! - de NORTE a SUL do País e Ilhas!!


NO PRÓXIMO DIA 11 DE DEZ. DE 2010 às 11h da manhã.

ESTEJAM PRESENTES EM FRENTE DAS CAMARAS MUNICIPAIS DOS VOSSOS RESPECTIVOS LOCAIS, DE NORTE A SUL DO PAÍS PARA FAZERMOS UMA MEGA MANIFESTAÇÃO SINCRONIZADA!!

O objectivo desta manifestação nacional, a realizar em frente às Câmaras Municipais, é alertar as pessoas em geral para o que se passa em Portugal, e, sobretudo, reivindicar o fim do abate em Canis Municipais, esterilização obrigatória, assistência veterinária aos animais que estejam doentes nos canis, instalações dignas, alimentação adequada incluindo fins de semana, colaboração com as Associações locais na assistência, acompanhamento e adopção dos animais.

http://www.facebook.com/pages/Oeiras-Portugal/Vamos-LIMPAR-Portugal-dos-MAUS-TRATOS-e-ABANDONOS-AOS-ANIMAIS/114996401844175#!/event.php?eid=182669151748223

Obrigada
Isabel Oliveira